À medida que os nossos corpos envelhecem, temos de começar a contar com produtos concebidos para as pessoas idosas para ajudar nas actividades do dia-a-dia. Desde óculos de leitura a bengalas ambulantes, estas são coisas que se podem comprar para aumentar grandemente a qualidade de vida. Uma dessas compras que muitas pessoas mais velhas consideram serem implantes dentários.
Os dentes são algo que muitas pessoas tomam como garantido quando são mais novos. Uma vez que os perca, os implantes dentários podem ser uma solução permanente.
O Fundamento
A forma mais rápida de descrever os implantes dentários é que são dentes de substituição. Ao contrário do tipo de prótese parcial que se usa sobre as gengivas, os implantes dentários são varetas que são empurradas para o maxilar. Um dente é então instalado em cima dele para se assemelhar ao resto dos seus dentes. Desta forma, eles não se destacam dos outros.
Graças à medicina moderna, os implantes dentários são mais fiáveis do que nunca e podem durar muito tempo. Também são confortáveis de usar e não têm uma aparência antinatural. Pode até esquecer-se que tem implantes, uma vez que têm um aspecto e uma sensação tão naturais.
Tipos de Implantes Dentários
Os dois tipos de implantes dentários mais comuns são Implantes Endosteais e Implantes Subperiosteais. Endosteal significa “no osso”, assim descreve os implantes que são instalados directamente no osso maxilar. Muitas pessoas que têm implantes vão com implantes endósteos, porque têm a maior taxa de sucesso.
O principal problema com os procedimentos endósteos é que é necessário ter massa óssea suficiente no maxilar. Se não tiver osso suficiente para o suportar, um profissional médico pode sugerir um Implante Subperiosteal. Em vez de fixar o implante ao osso, é instalada uma armação de arame por baixo das gengivas. Depois disso, as hastes são instaladas a essa armação.
Uma coisa importante a notar é que os implantes endósteos podem ser sugeridos mesmo que não se tenha massa óssea suficiente no maxilar. Nessas situações, um enxerto ósseo ou outro procedimento seria realizado primeiro. A razão para isto é que os implantes endósteos têm uma taxa de sucesso tão elevada, dando esse passo extra pode ser o melhor curso de acção.
Benefícios dos Implantes Dentários
1. Mais forte do que outras opções
Entre as principais opções de substituição de dentes que poderá estar a considerar, os implantes dentários são de resistência superior. São mais fáceis de manter, pelo que resultarão em menos viagens ao dentista quando comparados com dentaduras ou pontes. Além disso, tanto as próteses dentárias como as pontes têm de ser eventualmente substituídas, o que leva ao ponto seguinte.
2. Os implantes são permanentes
As pontes e dentaduras têm de ser refeitas quando chegar a altura de um novo conjunto. Enquanto se ocupar delas, os implantes durarão o resto da sua vida. Também não precisam dos reajustes ocasionais que outras opções exigem. Basta manter a sua higiene dentária e os cuidados com os seus implantes da mesma forma que com todos os seus outros dentes.
3. Mais confortável e conveniente do que outras opções
Como mencionado acima, só tem de limpar os dentes como habitualmente com implantes dentários. Não há outra manutenção que tenha de fazer, o que não pode ser dito sobre próteses dentárias. Por exemplo, não é necessário usar adesivo quando se quer comer para manter os implantes no lugar. Por falar em movimento, as próteses podem escorregar e causar danos nas gengivas. Em comparação, os implantes permanecerão no lugar e permitir-lhe-ão continuar a viver a sua vida normalmente.
4. Melhora a auto-estima
Pode parecer um pouco idiota para aqueles que não têm dentes em falta, mas os implantes podem aumentar grandemente a sua auto-estima. As pessoas que não têm todos os dentes são menos propensas a sorrir, e podem sentir-se mais velhas. Isso é algo que os implantes dentários podem remediar. Porque se parecem tanto com dentes normais, piscar os seus brancos perolados não vai parecer nada antinatural. A confiança conquistada equivale a viver uma vida mais satisfatória.
5. Mais fácil de comer e falar com
Porque os implantes imitam tão bem os seus dentes naturais, não mudam a forma como come ou fala. Uma das coisas que pode mudar a forma como fala ou come com dentaduras é que por vezes se movimentam de um lado para o outro. Devido à natureza permanente dos implantes, eles não têm esse mesmo problema. Pode continuar a comer os seus alimentos favoritos como se nada tivesse mudado.
6. Proteja os seus outros dentes
Uma ponte é muitas vezes sugerida a pessoas que apenas precisam de substituir alguns dentes. Oferecem um aspecto muito natural e uma forte força de mordedura quando comparada com a dentadura. No entanto, os dentes à volta da ponte têm normalmente de ser moídos antes de a ponte ser instalada. É por isso que as pontes não podem ser usadas se os seus dentes naturais forem demasiado fracos. O processo enfraquecerá os dentes circundantes, algo que pode ser evitado se optar por implantes dentários. Também é de notar que os implantes removem o espaço onde se encontra um dente em falta, o que evitará que os seus dentes naturais se movimentem ou se desloquem.
7. Poupar dinheiro a longo prazo
Algo que impede as pessoas de comprar implantes é o custo inicial. Não há como fugir à verdade, que é que os implantes dentários irão custar mais do que uma ponte ou dentadura. No entanto, é preciso ter em mente que são muito mais fáceis de manter. Não terá de comprar equipamento especial ou misturas após o facto. Além disso, a sua natureza permanente significa que não terá de abrir a carteira uma segunda vez para comprar um substituto, desde que tome conta deles.
Conclusão
Se lhe faltam alguns dentes, os implantes dentários representam uma forma segura e conveniente de os substituir. Eles irão melhorar a sua qualidade de vida de muitas maneiras diferentes, tanto física como mentalmente. Os implantes são também os precursores das outras opções quando se considera que podem durar toda a sua vida. Se estiver pronto para aprender mais, não se esqueça de verificar com o seu dentista ou outro especialista médico para ver se eles são adequados para si.